Peruas clandestinas ganham o Itaim Paulista
terça-feira, 25 de dezembro de 2012No Itaim Paulista, na Zona Leste de SP, peruas clandestinas circulam todos os dias sem medo de ser autuadas em flagrante. Elas fazem viagens da Avenida Brás da Rocha Cardoso, local estratégico por conta da Estação Itaim Paulista, no fim da avenida, à Vila Any, na cidade vizinha Guarulhos, e vice-versa.
Os perueiros fazem ponto de parada na Avenida Brás da Rocha Cardoso, mais precisamente no estacionamento do Supermercado Nagumo e na calçada em frente, que pertence ao centro esportivo Quadra dos Portugueses. Até cinco peruas podem ser encontradas no ponto enquanto outras circulam pela região. A maioria tem cor branca, mas podem ser encontradas vans na cor preta e cinza metálico.
Para utilizar as peruas, os passageiros aguardam a chegada delas no estacionamento do supermercado. Depois de ocupada totalmente, o cobrador do transporte irregular recolhe o valor da corrida e pergunta a cada passageiro qual o lugar de preferência para desembarcar.
O transporte ilegal não aceita o benefício do Bilhete Único e custa R$ 2,50. Quem mora e visita a região tem medo de comentar sobre o assunto e, quando fala a respeito, prefere não se identificar. Para chegar ao destino, as vans utilizam as avenidas Brás da Rocha Cardoso e da Estação, a Estrada do Capão Bonito e a Estrada do Itaim.
Vantagens
De acordo com os passageiros das peruas, a ausência de mais linhas para ligar o bairro a Guarulhos e o valor da passagem são atrativos. “Sabemos que é errado e damos força ao crime ao não denunciarmos, mas não dá para negar que facilita a vida e o bolso da comunidade. Sem falar que é perigoso ir contra esse pessoal”, diz um comerciante que não se identificou.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que não tem ligação direta entre o Itaim Paulista e a Vila Any. Outra opção é, a partir da Vila Any, o usuário pegar a linha 077 e na região de São Miguel Paulista pegar as linhas 038, 075, 075VP1, 076 ou 242. As linhas da EMTU para esse percurso custam, em média, R$ 8 e o tempo da viagem é de cerca de duas horas. A EMTU afirma que a última fiscalização na região foi no dia 12 deste mês, mas as peruas continuam atuando no local.
As fiscalizações do DTP (Departamento de Transportes Públicos) na região e as rondas da Polícia Militar nos arredores não têm inibido o problema. O supermercado Nagumo não respondeu a respeito da vaga em seu estacionamento que é tomada pelas peruas clandestinas.
Fonte: Diário de SP
Mais notícias sobre o Itaim Paulista:
- CAT Itaim Paulista dá dicas de autopromoção
- Desassoreação dos córregos do Itaim Paulista e limpeza é intensificada
- Obras previnem enchentes no Itaim Paulista
- CAT Itaim Paulista ensina como se comportar durante uma entrevista de emprego
- CAT Itaim Paulista abre inscrições para novo projeto de desenvolvimento profissional