Itaim Paulista recebe o sexto Polo de Brincar da cidade
terça-feira, 13 de março de 2012Passear com a família na praça do bairro deixa de ser algo antigo para ser uma realidade. Em mais uma inauguração do programa Polos de Brincar, as atrações da praça Sete Estrelas no bairro Itaim Paulista reuniram várias famílias e crianças de toda a região para um único motivo: diversão.
O Polo de Brincar do Itaim Paulista traz desde as brincadeiras mais antigas como peão, amarelinha, corrida de saco e cabo de guerra até atividades de recreação com piscinas de bolinhas, cama elástica, futebolzinho, peteca, mini-basquete e vôlei. Para quem curte jogos de salão, o Polo de Brincar traz pebolim, futebol de botão, dama e dominó. As crianças menores podem se divertir pintando, montando cubos e desenhando em uma área reservada. A ampla estrutura conta com uma Base Comunitária Móvel da Policia Militar, uma ambulância, banheiros químicos e distribuição de copos de água.
Crianças correndo, dando risada e brincando eram o tom da praça em um dia ensolarado. Poucos conseguiram acreditar que a estrutura estaria disponível todo domingo. “Tudo isso que está acontecendo, desde a mais humilde brincadeira até a mais sofisticada não tem preço. Tirar a criança da ociosidade é olhar o futuro com esperança” comenta Expedito Marinho, supervisor técnico, “É a melhor ideia que pode existir para as crianças e adolescentes da periferia” completa. O Polo passa a funcionar todos os domingos, das 9h até às 17h. O Polo de Brincar do Itaim é o sexto a ser inaugurado em São Paulo. Mais 22 polos serão inaugurados até o fim de maio.
Polo de Brincar em Cidade Tiradentes: segunda semana de sucesso
Uma semana após a inauguração do Polo de Brincar da Cidade Tiradentes, o movimento só aumentou. Atividades como carrinho de rolimã, perna de pau, futebol de sabão, escalada, cama elástica e até vídeo-game divertiram crianças e adolescentes de todas as idades.
A supervisora de esportes, Marisa Pimentel, comenta um pouco como está sendo a segunda edição do polo de brincar: ”As pessoas me procuram para falar que estão super felizes com o projeto, o movimento desta edição está maior que a anterior, afinal teve a divulgação das própria comunidade, o famoso boca-a-boca”. Heide Lima veio acompanhar os três filhos e contou o que está achando do projeto: “No domingo não temos onde levar as crianças, é tudo tão longe. O projeto é ótimo, posso me divertir com os meus filhos”.
“O nosso objetivo é resgatar algumas brincadeiras antigas, fazer com que as crianças estimulem a criatividade”, comenta a coordenadora do Projeto na região, Patrícia Silveira. O morador da comunidade, Roberto Silva que vive no Itaim Paulista há 19 anos conta o que achou da iniciativa: “Está tudo excelente, isso acontecendo em todos os domingos é perfeito. Lugar de criança é brincando e não na rua correndo riscos. Um evento como esse dá para trazer a família inteira e se divertir junto”, comemora Roberto.
O secretário de Esportes visitou os dois Polos e reafirmou a importância da iniciativa. “É só o poder público ocupar o espaço, tomar a iniciativa que as pessoas aprendem a aproveitar, elas vêm perguntar pra gente se é tudo de graça mesmo. Nós estamos permitindo que São Paulo torne-se uma cidade mais hedonista, graças aos Polos de Brincar. É o poder público permitindo o prazer de se divertir e aproveitar o próprio bairro. E isso não tem preço”.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo
Mais notícias sobre o Itaim Paulista:
- Juiz e Promotoria cobram solução para evasão escolar no Itaim Paulista
- Time do Emprego abre novas vagas até o final do ano no CAT Itaim Paulista
- Operação Cata-Bagulho percorre bairro do Itaim Paulista neste sábado (21)
- Jornada de exames grátis no Itaim Paulista
- Metalúrgico é preso acusado de crime no Itaim Paulista