Moradores de favela incendiada no Itaim Paulista tentam reconstruir lar
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012Depois de perderem tudo o que tinham, moradores da favela do Simioni, que pegou fogo na última segunda-feira (26), tentam reconstruir os lares. A família da dona de casa Ivone Maria de Lima espera ajuda para reerguer a casa em que moravam.
Já não é a primeira vez que ela e os familiares passam por tragédias. Em 2009, Ivone e os 13 filhos moravam no bairro do Itaim Paulista, em São Paulo e perderam tudo o que tinham durante uma enchente. Foi exatamente no dia 26 de dezembro, a mesma data do incêndio desta semana.
“Saímos de São Paulo, de Itaim Paulista com enchente, só com a roupa do corpo. Lá deu para salvar os documentos, aqui nem os documentos. Quando eu dei por mim eu falei: nossa agora que eu sei como é um indigente. Porque a partir do momento que você não tem documento você não é ninguém” conta a filha Vanessa de Lima.
Movida pela esperança, dona Ivone juntou a família e veio morar em Ribeirao Preto. Pagou R$ 800 pelo terreno na favela, levantou o barraco e conseguiu emprego, mas veio o incêndio.
“É difícil porque tudo o que eu obtive, eu obtive sozinha, para mim e para os meus filhos, porque eu sou mãe e pai”, relata Ivone.
A família não tem nada, nem documentos. Esta morando eu uma igreja ainda em construção, que há um mês também pegou fogo. Os parentes pedem ajuda para que dona Ivone possa reconstruir a vida novamente.
“Eu creio que cada um dando uma telha, dando maderite, umas vigas, dentro de uma semana a gente levanta esse barraco e dá novamente o apoio para a família”, diz o pintor Germano Marcatti.
Dona Ivone é uma mulher de luta. Mas nem sempre consegue segurar a dor. “Eu estou com 43 anos, mas meu sonho acabou”, afirma.
Ela conta com o apoio e a fé do filho de 11 anos, Evandro de Lima, para amenizar os momentos difíceis. “Eu ia criticar Deus, ia xingar mesmo, mas quando me lembrei de Jó, o que Jó passou, pior do que nós, eu falo que dá para superar muito e como dá. Isso aqui é só uma fase. Deus pode fazer o Diabo permitir isto, mas Deus vai dar em dobro. Se Deus quer dar uma casa boa para minha mãe, de tijolo, Deus dá”, conclui o menino.
Fonte: G1
Mais notícias sobre o Itaim Paulista:
- CAT Itaim Paulista seleciona 1033 profissionais para o segmento alimentício
- CAT Itaim Paulista seleciona vagas nas áreas de limpeza e conservação predial
- PAT Itaim Paulista oferece dezenas de vagas de emprego
- Fábrica de Cultura promove atividades e cursos gratuitos no Itaim Paulista
- Chacina deixa quatro mortos no Itaim Paulista